Revista Construir - Paisagismo - Fevereiro 2003
“Passeie pelo jardim”

..."Costumo dizer que o jardim é vida. Como uma criança, que nasce e cresce, ele também desempenha este papel em relação à casa", afirma a paisagista Renata Coppola, de São Paulo, SP.

...A escolha de materiais também é importante. "Hoje em dia, o mercado dispõe de grande variedade de tipos e preços", avalia Renata. Seixos, madeira, bolachas de madeira ou cerâmica, pedras, concreto e pavimentação do tipo bloquete são algumas opções.

...Atente com relação À largura do caminho e das passadas: "entre um piso e outro, deixe um espaço de 60cm. Já a largura do caminho deve ser correspondente ao trânsito de pessoas. A largura mínima, neste caso, é de 70cm", revela Renata. 
As opções de caminhos são muitas, mas se o dinheiro anda curto, a paisagista Renata Coppola dá a dica: "opte por um caminho feito somente de pedriscos. Em média, um saco deste componente sai por R$ 7,00 e é suficiente para uma área de 1m². Entre preparação do solo (terra batida) e pedriscos é possível gastar uma média de R$ 10,00 o m²".