Revista Casamix - Ano 9

Depois da reforma, o apartamento paulistano uniu conforto, clima despojado e requinte, sem perder a regência cosmopolita.

Na área social, o sofá e as poltronas de couro branco contracenam com a mesa de centro em madeira e tampo em cristal. Os móveis são da Brentwood. A adega climatizada (Art Des Caves) foi embutida nas paredes do bar em nogueira americana (Dedicatto).

O jovem casal queria mais que um espaço para morar. Queria um recanto de tranqüilidade em plena metrópole para proporcionar qualidade de vida à família. Foi por este motivo que adquiriram um apartamento de 318 metros quadrados em um bairro nobre da capital paulista. Nem grande e nem pequeno demais, e sim na medida certa para os quatro moradores – o casal com dois filhos pequenos, o apartamento precisava de uma reformulada no layout e uma decoração moderna em tempo recorde.

Apenas quatro meses foram necessários para que a arquiteta Renata Coppola deixasse os ambientes com a personalidade dos proprietários. “O período de projeto e execução foi requisito básico e também não deveríamos abrir mão de tecnologia e sofisticação”, conta a profissional. Poucas mas essenciais intervenções na arquitetura foram feitas, como o rebaixamento do teto com drywall. O que proporcionou mais aconchego. A antiga lareira disposta no canto do living foi direcionada para a parede do home theater, solução que agregou funcionalidade e melhor circulação.

Como proposta para o projeto Renata lançou mão de ambientações discretas e elegantes, com emprego de materiais diversos, como madeira, couro, aço, vidro e mármore, para opção de revestimentos. Com essência contemporânea, a decoração, ao mesmo tempo, não perdeu em toque acolhedor, item importante, já que o casal adora receber os amigos para reuniões informais. Já a integração para os ambientes sociais – living, jantar, home theater e varanda – se deu apenas com a distribuição inteligente do mobiliário. Peças luxuosas como o lustre da sala de jantar, pontuam os ambientes com requinte, em contraponto aos itens despojados e outros herdados pela família. Somada ao conforto, a tecnologia, empregada no sistema de automação de áudio e vídeo de toda a casa, agregou funcionalidade à composição.

A luminária Arco (Artefacto Basic) de Achillo Castiglioni, dá o ar moderno no home theater. A lareira a gás (Polytec), tem painel em madeira de demolição. A chaise-long em chenille e a mesa-bar Trapézio são da Brentwood. A automação de som e iluminação integrados é do Studio Rivera.

Ampla, a área social é integrada e delimitada por mobiliários discretos e em tons neutros.

A palhinha (Wallpaper) que reveste uma das paredes do home office confere sofisticação ao espaço. A mesa e as prateleiras foram executadas pela Dedicatto

No closet, o jogo de espelhos das portas dos armários promoveu amplitude, além de ser prático. O pufe revestido de couro é da Artefacto.

Na varanda, o banco em madeira (Espaço Til) recebeu almofadas bordadas e tem companhia de lamparinas de ferro e plantas em vasos vietnamitas (ambos da L’Oeil).

No detalhe a arquiteta Renata Coppola

A mesa com cadeiras em madeira serve de apoio para as refeições informais. Moderno, o lustre Pindorama (Bertolucci) dá o toque sofisticado. O bar foi executado em carvalho americano (AG Movelaria).